O médium na Umbanda é chamado de cavalo porque o espírito toma seu mental e também o corpo, diferente do kardecismo que o espírito toma só o mental do médium.

- não procurar, sob nenhuma hipótese, tentar adivinhar o nome do espírito;
- não querer riscar o ponto sem antes estar bem assentado com a entidade;
- não tentar dar avisos e recomendações a ninguém;
- não ter ciúmes do espírito e não pensar que ele é seu, porque espírito não tem dono.
- 1 - É comum o médium incorporado procurar um amigo seu para lhe dar um passe ou falar com ele, e isso não invalida a incorporação e não quer dizer que foi o médium que procurou e não o espírito, principalmente porque a entidade sabendo das dificuldades de seu cavalo tenta de todas as formas facilitar a incorporação. Alguém já me perguntou como o espírito sabe que a pessoa é amiga do médium. Respondi convicto: mais do que o guia ninguém conhece tanto os amigos de seu protegido.
- 2 - É fundamental ao médium confiar nos dirigentes do terreiro. Incorporem que as pessoas responsáveis estão lhe cuidando. Eu na primeira vez que fui ao terreiro da Umbanda, senti a incorporação e saí dando passes para o ar e quase caí dentro do Congá. Meu pai-de-santo carinhosamente ajudou-me a levantar e disse: você não está na mesa kardecista, e sim em um Terreiro de Umbanda. Com o tempo você aprende. E eu tinha vinte e cinco anos de experiência, o que me fez responder ao pai-de-santo: estou nas suas mãos, vou esquecer momentaneamente tudo que sei do espiritismo. E foi o que fiz, sem nenhum arrependimento. Fazia, sem questionar, tudo que o pai-de-santo mandava.
BOM DIA!! A UMBANDA SE DIVERSIFICOU MUITO DESDE A SUA FUNDAÇÃO. EXISTEM TERREIROS QUE SÃO MENOS EXIGENTES DO QUE CENTROS CARDECISTAS. EM ALGUNS TERREIROS NÃO SE RISCA PONTO COM FREQUENCIA. FREQUENTEI CENTRO CARDECISTA JUNTAMENTE COM TERREIROS DE UMBANDA É POSSO AFIRMAR QUE RECEBI AJUDA DE AMBOS SIMUNTANEAMENTE. FUI CONVIDADO NA ÉPOCA PARA IR AO TERREIRO E AO CENTRO NA MESMA SEMANA. QUANDO CHEGUEI AO CENTRO CARDECISTA, DISSE A ELES QUE RECEBI UM CONVITE PARA IR A UM TERREIRO DE UMBANDA. ELES ME DISSEREAM O SEGUINTE: _ OS CAMINHOS PODEM SER DIFERENTES, MAS O LEVARÃO AO MESMO LUGAR. JÁ NO TERREIRO, NUNCA FUI PROIBIDO DE IR AO CENTRO. UMA VEZ FUI INFORMADO NO TERREIRO QUE UMAS DAS ENTIDADES QUE IMPOTUNAVA (EU ACHO) MINHA FAMILIA OPTOU POR FICAR NO CENTRO CARDECISTA. ACREDITO QUE A UMBANDA SURGIU PARA MISTURAR TUDO QUE É NECESSARIO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO SER HUMANO. A ENTRADA DOS BOIADEIROS, ORIENTAIS, INDIANOS E PROVA CONCRETA DISSO, NO MEU ENTENDIMENTO É CLARO. TANTO QUE EXISTEM PRETOS VELHOS COM NOMES DE ALAN CARDEK E BEZERRA DE MENEZES ENTRE OUTROS. EU LOUVO SUA ATITUDE DE DIVULGAR SUA EXPERIÊNCIA, POIS ACHO ESTA TROCA DE INFORMAÇÃO AJUDA EM NOSSO ENTENDIMENTO. ENTRTETANTO DEUS NOS DEU O LIVRE ARBITRIO, E EXISTEM DIVERSOS CAMINHOS PRA SE CHEGAR AO MESMO LUGAR. NUNCA SABEREMOS TUDO. SOMOS CRIANÇAS ESPIRITUAIS.
ResponderExcluirPARABÉNS PELA PÁGINA.
ALGUNS LIVROS PARA ELUCIDAÇÃO:
“FALANDO FRANCAMENTE” DO ESPIRITO KLAUS
“ARUNADA” DE ROBISOM PINHEIRO;
“TAMBORES DE ANGOLA” DE ROBISOM PINHEIRO;
“LEGIÃO” DE ROBISOM PINHEIRO;
“O DEUS DE CADA UM” DE WALDEMAR FALCÃO
“PAI JOÃO” DE ROBISOM PINHEIRO
“TRILHAS DA LIBERTAÇÃO” DE DIVALDO P. FRANCO
GRANDE ABRAÇO.