Umbanda para todos

Pesquisar

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Porque usar roupa branca na umbanda?

Dentre os princípios da Umbanda, um dos elementos de grande significância e fundamento, é o uso da vestimenta branca.Em 16 de novembro de 1908, data da anunciação da Umbanda no plano físico e também ocasião em que foi fundado o primeiro templo de Umbanda, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade anunciadora da nova religião, ao fixar as bases e diretrizes do segmento religioso, expôs, dentre outras coisas, que todos os sacerdotes (médiuns) utilizariam roupas brancas.

Mas, por quê?

Teria sido uma orientação aleatória, ou o reflexo de um profundo conhecimento mítico, místico, científico e religioso da cor branca?

No decorrer de toda a história da Humanidade, a cor branca aparece como um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade já utilizados. Nas antigas ordens religiosas do continente asiático, encontramos a citada cor como representação de elevada sabedoria e alto grau de espiritualidade superior.As ordens iniciáticas utilizavam insígnias de cor branca; os brâmanes tinham como símbolo o “branco”, que se exteriorizava em seus vestuário e estandartes.
Os antigos druidas tinham na cor branca um de seus principais elos do material para o espiritual, do tangível para o intangível. Os Magos Brancos da antiga Índia eram assim chamados porque utilizavam a magia para fins positivos, e também porque suas vestes sacerdotais eram constituídas de túnicas e capuzes brancos.
O próprio Cristo, Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecido branco nas peregrinações e pregações que fazia.
Nas guerras, quando os adversários, oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, se despojavam de comportamentos irracionais e manifestavam sincera intenção de encerrarem a contenda, o que faziam? Desfraldavam bandeiras brancas!
O que falar então do vestuário dos profissionais das diversas áreas de saúde. Médicos, enfermeiros, dentistas etc., todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades.Por quê? Porque a roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada estirpe.
Se não bastasse tudo o que foi dito até agora, vamos encontrar a razão científica do uso da cor branca na Umbanda através das pesquisas de Isaac Newton, através do que hoje conhecemos  como “ Disco de Newton”.
Este grande cientista do século XVII provou que a cor branca contém dentro de si todas as demais cores existentes.
Portanto, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. Assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, a Irradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas as demais irradiações (Oxossi, Ogum, Xangô, etc.).

O branco na verdade não é uma cor, e sim o somatório de todas elas e, por isso, traz consigo as propriedades terapêuticas de todas além de ser essencialmente refletora, inclusive de cargas astrais. O branco também favorece a mente estimulando a pensamentos mais puros e sublimes. Por isso são usadas nos Centros de Umbanda as roupas brancas. Sendo assim, o médium deverá zelar por ela, aguardando-a em separado do restante das roupas. Sua lavagem deverá ser feita também em separado preferencialmente, e sua secagem feita nas primeiras horas da manhã de possível. O médium jamais deverá vir vestido de casa com a roupa de trabalho. Ele deverá, sim, colocá-la no momento em que entra no templo a fim de cumprir sua tarefa mediúnica.

Um comentário:

  1. BOA TARDE COMPANHEIROS! O TRECHO QUE ABAIXO SEGUE FOI RETIRADO DO LIVRO UMBANDA SEM MEDO VOLUME 1 DE CAUDIO ZEUS A PARTIR DA PAGINA 84:
    Todos sabemos que nas passagens de ano (31/12 para 01/01)
    todo mundo procura usar roupas claras, de preferência brancas achando
    que essa prática lhes beneficiará de alguma forma (será?).
    Na passagem de um certo ano para outro, tomei coragem e,
    sem que houvesse qualquer determinação espiritual resolvi me vestir
    de preto.
    Coloquei uma calça preta, uma camisa preta e uma sandália
    preta.

    Todo de preto como estava, é lógico que fui observado por
    muitos "passantes" e freqüentadores dos terreiros, sempre com um ar
    de, senão curiosidade, até mesmo de receio.
    No primeiro dia do ano, para não ficar diferente, preto total
    eram as minhas roupas.
    FOI UM DOS MELHORES ANOS QUE PASSEI EM
    TODOS OS SENTIDOS.
    A luz solar é na verdade uma mistura de um punhado de cores.
    reflita o azul, nós o veremos como um objeto azul. Anote isso !
    A LUZ É UMA FORMA DE
    ENERGIA. Nesse caso, a luz é uma forma de
    energia que podemos ver refletida em todos os objetos que enxergamos.A COR branca é uma cor que reflete
    todas as cores do espectro (ou seja: manda de volta todas as
    energias do espectro) e a negra significa ausência total de cor e por
    isso mesmo funciona como elemento de atração para todas as cores
    e energias.Depois troque a roupa para a cor branca e sinta a diferença.
    Objetos negros absorvem energias com muito mais facilidade
    que os de qualquer outra cor.
    Alegria,BONS PENSAMENTOS, E DESEJOS CINSEROS geram formas pensamento condizentes que são energias!A COMEMORAÇÃO ALEGRE cria nos ambientes egrégoras favoráveis que são pura energia.Ao vestir preto, enquanto a maioria refletia as
    cores brancas e portanto mandava de volta uma vasta gama de energias,
    eu as absorvia,COM AS VESTES PRETAS por estar em
    contato com minha pele.A cor preta jamais deverá ser usada em ambientes de dor.POIS ENTÃO? FAZ SENTIDO?
    A cor branca,é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.
    A cor branca, ou simplesmente o branco, é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.
    A cor branca está associada a paz, calma, ordem, limpeza e outras conotações positivas.A cor branca é a mais pura de todas, assim que representa à pureza.
    É a cor mais protetora, contribui à paz e ao conforto, alivia a sensação de desespero e de choque emocional, ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito.
    Se você precisa de tempo e espaço em sua vida porque se sente pressionado, o branco é a cor que pode dar a sensação de liberdade para esquecer-se das opressões.
    Demasiado branco, quando não é necessário, pode dar a sensação de solidão e frio, porque o alvo nos separa das outras pessoas.(PODE SER VISTO EMUM QUARTO BRANCO DE CERTO REALITY DA TV)
    A cor branca está associada ao signo de Câncer.
    Palavras chaves da cor branca: luz, bondade, inocência, pureza, virgindade, otimismo, perfeição, isolamento, frio. GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir