Pois, nós nos questionamos, orixás são qualidades divinas.
Santo não tem pai, santo tem filho, quando nós falamos "BABALORIXÁ" termo africano, zelador de orixá. Primeira tradução do africano para o brasileiro. Zelador é aquele que cuida, o pai tem um papel de cuidar de seus filhos. Para aqueles que não tem o conhecimento da tradução do significado desse nome, encontramos a tradução popular, quem zela cuida, quem cuida é pai. Santo foi o termo que a igreja utilizou, e os próprios portugueses para o termo orixá, por causa do sincretizmo religioso do orixá com o santo católico. E aí encontramos a criação PAI ou MÃE de Santo, Pai ou MÃE do santo.
Na realidade não são termos que a umbanda deve utilizar. Temos dentro da umbanda o dirigente espiritual, e a prática espiritual, ou sacerdote de umbanda, aquele que estudou, que está preparado, que conduz os trabalhos da umbanda, dentro de uma lógica espiritual, então Pai e Mãe de santo, somos filhos de santo.
Somos sacerdotes do mesmo DEUS.
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